BESTsports.com.br
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Jogos Pan-Americanos - História

A história dos Jogos Pan-Americanos teve início em 1932, com o interesse de se promover os esportes amadores na América. A idéia partiu das delegações sul-americanas junto ao Comitê Olímpico Internacional. Essa idéia evoluiu e levou ao Primeiro Congresso Desportivo Pan-Americano, em 1940, onde se decidiu realizar os Primeiros Jogos Pan-Americanos em Buenos Aires, na Argentina, em 1942. Mas a Segunda Guerra Mundial adiou os Jogos até 1951.

Durante os Jogos Olímpicos de 1948 em Londres, na Inglaterra, foi realizado o Segundo Congresso Desportivo Pan-Americano, onde todos os participantes se comprometeram na realização dos Jogos Pan-Americanos. No dia 25 de fevereiro de 1951 aconteceu a Cerimônia de Abertura dos Primeiros Jogos Pan-Americanos, em Buenos Aires, com a presença de 100 mil pessoas. Participaram dos Jogos 2.513 atletas de 21 países, em 19 esportes.

Em 1955 foi criada a Organização Desportiva Panamericana, a ODEPA, sediada na Cidade do México. A organização é responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos. Atualmente a ODEPA é composta por 42 países da América Central, América do Norte, América do Sul e do Caribe.

Os Jogos Pan-Americanos se celebram de quatro em quatro anos, sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos. Em termos de quantidade de esportes e de atletas, os Jogos Pan-Americanos são o segundo maior evento esportivo no mundo em importância, atrás apenas dos Jogos Olímpicos.